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PASSO A PASSO PARA ATENDER MELHOR O SEU CLIENTE E AUMENTAR OS LUCROS

Por Fabiano Ferreira

Olá, amigo leitor, neste breve texto irei lhe fornecer um ROTEIRO BÁSICO para um bom atendimento aos seus clientes. Importante ressaltar que toda sua equipe deve conhecer este passo a passo e aplica-lo até que os procedimentos se torne um hábito em sua empresa, assim, conseguindo resolver da melhor maneira as demandas que chegam até seu negócio, sem mais delongas, vamos lá.

 

PASSO 01: INÍCIO DO ATENDIMENTO

O início de qualquer atendimento com o cliente é um momento crucial, pois você pode gerar empatia ou um sentimento ruim em seu cliente. Então, não importa se você está em um péssimo dia, ao atender o cliente, receba-o com um SORRISO no rosto, seja muito educado e cordial e se coloque a disposição, no meu livro Por que as empresas perdem clientes?, expliquei os detalhes que como o sorriso, a educação e cordialidade são capazes de encantar uma pessoa, então, sorria!

 

PASSO 02: COLETA DE INFORMAÇÕES

Crie um banco de dados e procure alimentá-lo com a máximo de informações possíveis sobre seu clientes, no mínimo: RG, CPF, e-mail, Whatsapp, Facebook e outras informações.

Além disso, quando o cliente chegar com uma demanda/problema, faça perguntas abertas para compreender as reais necessidades do seu cliente, assim você poderá dar o melhor encaminhamento.

Em toda a história humana, ter informações e dados sobre alguém sempre foi um fator importante para se obter êxito em negociações ou até mesmo em guerras. Na era digital, os dados pessoais são um dos maiores patrimônio financeiros de empresas como Google, Facebook,Amazon, Walmart e outros, sabe por quê?

Porque por meio das informações que nós lhes entregamos ao efetuarmos nosso cadastro em seus sistemas, fornecemos informações sobre quem nós somos e até mesmo nossos hábitos, então crie o seu próprio banco de dados.  

 

PASSO 03: ANÁLISE DA DEMANDA

Você pode criar 3 nível de complexidade para as demandas: BAIXA, MÉDIA e ALTA complexidade.

Lembre-se, utilize os seus conhecimentos para criar e melhorar o suporte de atendimento. Por exemplo: em todo negócio existem para o cliente DÚVIDA e PERGUNTAS recorrentes ao se relacionar com sua empresa, então você pode criar respostas padronizadas para essas dúvidas frequentes, isso irá otimizar o tempo, saber classificar o NÍVEL DA DEMANDA e depois encaminhar para a pessoa que possa solucionar o problema

 


PASSO 04: EMPATIA E EDUCAÇÃO

Os dados atuais indicam que a falta de empatia é um dos maiores problemas deste século e isso afasta e dificulta o relacionamento entre as pessoas. Sabendo disso, busque ser empático durante todo processo de atendimento ao cliente, isso significa se colocando no lugar dele, avaliando de forma sincera a como você iria se sentir e agir se estivesse recebendo as mesmas respostas que você está dando. Isso não é fácil, pois precisamos, muitas vezes, nos despir de nosso preconceitos e egoísmos!


PASSO 5: SABER RESOLVER A DEMANDA

Após todo esse percurso, você saberá qual é a demanda, diante disso, você deve avaliar o seguinte: eu consigo resolver?

Se a resposta for SIM, seja ágil e dê o encaminhamento correto e eficiente.

Se a resposta for NÃO, seja atento e encaminhe o cliente à pessoa que realmente possa resolver a demanda/problema.

Dica importante: ninguém gosta de procedimentos burocráticos e repetitivos, aquele jogo de ficar passando por várias pessoas antes de ter seu problema resolvido. Assim, em sua empresa, crie caminhos curtos para solucionar o problema do cliente, pois tempo é um bem preciso e ninguém gosta de desperdiça-lo!


Bem, esse é um passo a passo básico para atender bem o cliente, o procedimentos devem ser melhorados constantemente, mas sempre buscando FACILITAR a vida do seu cliente!


Forte e fraterno abraço!

Até a próxima!

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